NOTÍCIAS

Documentário sobre prostituição tem apoio da Sociedade Zé da Luz

“Baixo meretrício” é o novo documentário em vídeo produzido pelo videasta Marcos Veloso (foto), que está sendo rodado em João Pessoa, com apoio da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, entidade que tem Veloso como Tesoureiro. “Este apoio é mais de ordem moral, porque temos grandes obstáculos orçamentários”, explica Veloso. O filme conta com a participação do veterano ator e membro da Sociedade Zé da Luz, Bento Júnior, e na técnica com outro ativista da instituição, Jacinto Moreno.

O documentário mistura personagens reais e atores, com plano de filmagem centrado em locações na zona boêmia da capital paraibana. As cenas se desenrolam no centro histórico de João Pessoa, nos anos em que a atividade da prostituição intensa na área conseguia manter viva aquela região urbana, com seus restaurantes, bares, cinemas, igrejas, ruas de comércio específico e tudo girando em torno da economia dos “cabarés”. Com a decadência dos prostíbulos e a transferência da maioria das atividades comerciais para a orla da capital, deu-se a decadência, inclusive das trabalhadoras do sexo.

Marcos Veloso é autor teatral, ator e diretor de cinema, além de radialista. O videasta dá continuidade aos projetos de vídeos focados nas relações sociais, desta vez adentrando ao mundo das mulheres “da vida”, com o desafio de revelar o cotidiano dessas criaturas para além das relações prostitutivas. O filme ainda não tem data para lançamento. “Estamos fazendo o cinema que é possível construir com orçamento quase zero”, esclarece Veloso, que agradece o apoio dos atores e técnicos voluntários, além da Sociedade Cultura Poeta Zé da Luz, “que acredita no artista independente”, finalizou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo