NOTÍCIAS

Cordel sobre Chico Veneno emociona sobrinha do revolucionário itabaianense

Jussara Almeida, uma das sobrinhas de Chico Veneno, divulgou nesta sexta-feira (14) ao site da Associação Cultural Poeta Zé da Luz a foto que fez com o folheto “Chico Veneno, o homem que intoxicou a burguesia”, de Fábio Mozart, relançado pela Editora Zé da Luz. Segundo ela, a poesia traduz a trajetória de vida de Francisco Joaquim de Almeida Neto, jornalista, cineasta e ativista político de Itabaiana.

O folheto “Chico Veneno, o homem que intoxicou a burguesia”, do cordelista Fábio Mozart, ganhou o Prêmio Zé da Luz de Literatura de Cordel da Secretaria de Cultura de Itabaiana em 2020 e foi relançado pela Editora Zé da Luz em fevereiro de 2025. A obra será lançada em 22 de fevereiro durante o Festival Bananeiras em Cores e Versos, em Bananeiras, no estande da Associação Zé da Luz, na Praça Epitácio Pessoa, centro da cidade.

Jussara confessou ter ficado emocionada ao ler o cordel de Chico Veneno. “Ele para mim sempre foi uma referência, não só como artista produtor de cinema e jornalista combativo, mas como um dos heróis que tiveram a coragem de enfrentar o totalitarismo de um regime opressor e violento”, afirmou ela. Chico foi preso pela ditadura militar brasileira, exilado e perseguido até o final da vida, quando cometeu o autoextermínio.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo