NOTÍCIAS

Poeta cabedelense pretende homenagear Zé da Luz na Academia Paraibana de Poesia

O poeta Wellington Costa, de Cabedelo, entrou em contato com a diretoria da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz para comunicar que é membro da Academia Paraibana de Poesia, em cadeira cujo patrono é Zé da Luz. Wellington pretende organizar uma homenagem em reconhecimento ao legado de Zé da Luz, reunindo a Academia e a entidade que leva o nome do poeta. O evento deverá ocorrer em maio de 2025. “Quero homenagear Zé da Luz para marcar sua memória e seu legado para a cultura paraibana”, disse Wellington.

A Academia Paraibana de Poesia foi fundada em janeiro de 1949, tendo como idealizador o linotipista e poeta Manoel dos Anjos. Até a década de 1970, as reuniões eram realizadas nas casas dos poetas acadêmicos. Nessa década, a APP passou a ser hospedada na Associação dos Servidores Públicos do Estado da Paraíba (Aspep).

Foi em 1988 que a Academia ganhou sua sede atual. O prédio foi doado pelo Governo do Estado, em uma ação iniciada pela então presidente Helena Raposo, com intermediação de José Adalberto T. Araújo, então procurador do Estado. “O prédio havia sido loja comercial e tinha sido alugado ao jornal Correio da Paraíba”, conta Jairo Rangel Targiino (com dois “is”, mesmo), atual presidente do Conselho de Norma Estatutária e que também já foi presidente da Academia, com sede na Avenida Barão do Triunfo, 460 – Varadouro, Joao Pessoa.

O poeta Thiago Alves, ex-vice-presidente da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz e membro da entidade, também faz parte da Academia Paraibana de Poesia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo